Conversão ou Transposição de grau de óculos para lentes de contato
Para falarmos sobre transposição ou conversão de grau de óculos para lentes de contato é preciso primeiro entender como funciona uma receita oftálmica.
A receita oftálmica é uma prescrição de um tratamento para certas ametropias ou necessidades visuais, ou seja, trata-se de um diagnóstico prescrito pelo médico oftalmologista de alguma necessidade de correção, cujo o paciente precisa buscar esse tratamento; este que pode ser realizado por diversas formas e a mais comum é com o uso de óculos e lentes de contato.
Agora que sabemos o que é uma receita, vamos aprender a interpreta-la.
Receita oftálmica
Legendas da receita oftálmica:
OD: Olho Direito | OE: Olho Esquerdo.
ESFÉRICO: Dioptria correspondentes a Hipermetropia, Miopia e Presbiopia.
CILÍNDRICO: Dioptria correspondente ao Astigmatismo.
EIXO: Determina a localização do Astigmatismo.
DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra.
Agora entendendo como se lê uma receita oftálmica, vamos falar sobre a conversão ou transposição.
Quando o oftalmologista prescreve a receita oftálmica, na maioria das vezes essa receita está prescrita para o uso de óculos, afinal de contas, o exame é realizado via equipamentos com aproximadamente a mesma distância dos óculos. Por este motivo quando o paciente opta pelo tratamento via uso de lentes de contato, é necessário em alguns casos que seja feito a distância vértice, ou seja, a conversão do grau próprio para óculos, transposto ou adaptado para o uso de lentes de contato.
O que é a Distância vértice?
Distância entre o ápice corneano e o ponto mais produto da superfície da lente, ou seja, a distância entre a parte da frente da córnea e a superfície traseira de uma lente corretiva, como por exemplo, as lentes dos óculos ou as lentes de contato.
Paciente com miopia
O foco está antes da retina, fazendo com que o mesmo tenha necessidade de correção deste foco.
Miopia corrigida com óculos
Com a correção por óculos, observamos que o foco se encaixa na posição correta a retina, com a distância de aproximadamente 12mm da córnea.
Correção com distanciaMiopia corrigida com lentes
Quando se utiliza a lente de contato, por estar em contato direto com a córnea, caso não tenha a transposição ou conversão do grau, o foco irá ultrapassar a retina, fazendo com que o paciente sinta o grau mais forte.
Miopia compensada
Utilizando do mesmo exemplo anterior, agora podemos ver que, com a transposição Distância vértice aplicada corretamente, o foco irá se posicionar de forma correta e proporcionar a melhor correção do grau.
Óculos compnesada para lentes
Quais os benefícios da Distância Vértice?
O principal benefício em utilizar lentes de contato com os graus corretos é o conforto na hora de enxergar, pois estará da forma adequada para sua córnea, evitando dores de cabeça e dificuldades de enxergar.
Como é realizado a transposição distância ao vértice?
O principal benefício em utilizar lentes de contato com os graus corretos é o conforto na hora de enxergar, pois estará da forma adequada para sua córnea, evitando dores de cabeça e dificuldades de enxergar.
A distância vértice é um procedimento técnico realizado, com o intuito de promover uma melhor adaptação do paciente as lentes de contato e proporcionar no final uma correção mais adequada, de acordo com a prescrição médica.
É realizado um cálculo para medir o grau adequado, considerando uma distância da lente dos óculos de aproximadamente 12mm da córnea.
A fórmula de distância vértice calcula que lente do poder (Fc) é necessária para focalizar a luz na mesma localização se a lente foi movida por uma distância x. Para focalizar a luz para o mesmo local imagem:
Onde Fc é a distância focal da lente nova, f é a distância focal da lente original, e x é a distância a que a lente foi movida. O valor para x pode ser positivo ou negativo, dependendo da convenção de sinais. Poder da lente em dioptrias é o inverso de comprimento focal em metros.
Substituindo poder da lente chega
Depois de simplificar a equação final é encontrado:
Agora que entendemos como funciona, não se preocupe com as fórmulas, pois existem tabelas prontas para as correções de cada necessidade.
Cada fabricante disponibiliza sua conversão de grau, baseando-se na fórmula apresentada Distância Vértice e nos parâmetros técnicos de suas lentes de contato.
Conversão de Grau
A graduação disponível para seleção de suas LENTES DE CONTATO ACUVUE OASYS, refere-se ao grau final no uso de suas lentes de contato (Grau da Embalagem da Lente). Caso a referência de seu grau seja de sua receita oftálmica padrão (grau para óculos), poderá haver a necessidade de conversão de grau para lentes de contato.
Utilize a tabela abaixo para consultar a conversão do GRAU DO ÓCULOS para LENTES DE CONTATO se necessário.
Calculadora de conversão
Selecione o grau dos óculos
Resultado do grau para lentes
*Calculadora de conversão de grau dos seus óculos para lentes de contato
IMPORTANTE: Se o seu grau de referencia já for para lentes de contato, não é necessário a conversão do grau:
Obs: Este procedimento de conversão/transposição do grau do óculos para lentes de contato, é necessário pois a lente esta em contato direto com a córnea, diferente do óculo que fica em média 12mm de distancia, ou seja, trata-se de um procedimento técnico e necessário para correção adequada e melhor acuidade visual conforme graduação.
Dúvidas entre em contato com nossos consultores para melhor lhe atender: CLIQUE AQUI